top of page

SETOR IMOBILIÁRIO

Conceito

Mercado imobiliário é o campo da economia em que são negociados os chamados bens imóveis

É um bem imóvel aquele que não pode ser carregado de um lugar ao outro sem que sua essência seja alterada.

Para uma definição mais compreensível, podemos considerar o mercado imobiliário como negociações relacionadas a um terreno e/ou à área construída sobre ele.

Entram aí:

  • O terreno, sua superfície, seu subsolo e o direito de uso de seu espaço aéreo

  • Edificações confeccionadas sobre o terreno

  • Qualquer outra produção do trabalho humano feita sobre o terreno, como uma plantação

 

 

Atuantes do mercado imobiliário

Primeiramente as imobiliárias, que agem na intermediação de venda ou locação de imóveis, tais como, casas e apartamentossalas e escritórios, bem como proceder a administração de imóveis locados, bancos que oferecem créditos hipotecários e créditos de risco (subprime), advogados especializados em direito imobiliário, órgãos públicos envolvidos no registro de imóveis e na manutenção do cadastro e notários que formalizam juridicamente a vontade das partes envolvidas numa compra/venda de imóvel. Quem expressa a demanda do mercado imobiliário são os compradores de imóveis, também atuantes do mercado.

Órgãos e sindicatos do mercado imobiliário;

CRESCI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

O CRECI foi criado quando se identificou a obrigação de regulamentar as regras para a atividade, estruturar a classe e impedir o mau uso da profissão.

Apesar de ser um órgão estadual, o conselho possui autonomia em diversos temas relacionados ao setor. Apesar dessa administração, o órgão pertence ao estado e é por ele controlado. Todo estado possui seu próprio CRECI, contudo o código de conduta dos corretores é o mesmo em todo o território nacional.

2. SECOVI - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais.

É um sindicato que representa os interesses coletivos ou individuais das empresas.

É objetivo do SECOVI aumentar a representatividade do setor imobiliário, bem como fomentar o desenvolvimento e o reconhecimento de profissionais e empresas do setor. Não é um sindicato único, cada estado possui o seu e atualmente existem mais de 20 sindicatos desses no país.

3. SINDISCON - Sindicato da Indústria da Construção Civil

O Sindicato se encarrega de acompanhar e auxiliar a evolução das construções no país, além da diversificação das atividades no setor nas últimas décadas.

Compete ao sindicato responder os assuntos do setor empresarial, mantendo os direitos e lutando por ações concretas que possam fortificar a Indústria da Construção.

Também existe SINDISCON’s diferentes para vários estados, o Sindicato tem a função de buscar prioridade diante de outros setores do mercado, defendendo os interesses da iniciativa privada no ramo.

4. ADEMI - Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário

A associação tem como missão possibilitar a troca de experiências e conhecimentos entre pessoas físicas e pessoas jurídicas que cultivam a construção e comercialização de bens imobiliários.

A associação orienta e analisa o mercado imobiliário e seus comportamentos através de informações sobre valores, quantidade de imóveis ofertados, características e informações em modelos novos de empreendimentos e todo o universo imobiliário em vários estados.

5. COFECI - Conselho Federal dos Corretores de Imóveis

Tem a atribuição de supervisionar a ética dos corretores de imóveis em todo o território nacional, competindo ao conselho proteger e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, visando a proteção da Sociedade.

O trabalho é bem similar ao do CRECI, todavia esse conselho é federal e não estadual. Ademais, o COFECI tem outras atribuições, como regular a propaganda para corretores e imobiliárias, decidir sobre a cassação do registro de corretores ou até definir o valor de multas (aquelas que podem ser aplicadas pelo CRECI). O Conselho Federal é a última instância para qualquer processo que tenha sido aberto no CRECI.

Os benefícios do Investimento imobiliário

Independentemente da forma que você escolher para investir em imóveis, os benefícios são muitos.

Confira algumas vantagens de investir em imóveis:

1. A valorização

Os imóveis possuem potencial de apreciação. Assim, você pode obter um imóvel com valor abaixo do mercado em uma localidade em que há a tendência de valorização e somar valor a ele, com a construção e reforma.

Para não correr risco enquanto a apreciação atente para pontos como a infraestrutura, acessibilidade, localização e redes de bens e serviços ao redor do imóvel.

2. Investimento seguro

Investir em imóveis previne o seu dinheiro da alta inflação. Visto que os imóveis são bem tangíveis e que possuem valor agregado.

Assim, em caso de uma instabilidade econômica, se você tem um imóvel, ainda continuará com ele. O mesmo pode não acontecer com a aplicação de capital na poupança, tendo como exemplo.

O investimento imobiliário é o que tradicionalmente possui maior estabilidade.

3. Baixa instabilidade

Os investimentos imobiliários não variam tanto como os outros investimentos financeiros.

Apesar de sofrer flutuação de preço em longo prazo, a depender do cenário econômico, esta variação é inferior à de outras aplicações

4. Sempre vai existir procura

Por conta do déficit habitacional nacional, ou seja, por não haver moradia para todos, sempre vai haver demanda para a compra e aluguel de imóveis.

Dessa forma, este é um mercado que está estimulado, já que a moradia é uma imposição básica que se mantém mesmo em tempos de adversidade econômica.

5. Rendimento passivo

É possível com o aluguel de imóveis ter todo mês uma quantia em conta.

Se você não querer ter trabalho de tratar diretamente com o inquilino, pode deixar todo o trabalho com uma imobiliária de confiança por uma pequena porcentagem do valor do aluguel.
Seja em imóveis residenciais ou comerciais, investir em imóveis para alugar se torna uma alternativa lucrativa de investimento.

Consultoria de gestão, assistência e serviços auxiliares na implantação e escalabilidade de empresas e negócios no Brasil

  • Gestão de empresas

  • Serviços administrativos auxiliares

  • Domicílio legal para as sociedades

  • Armazenamento e transporte

  • Crédito e cobrança

  • Alvará de funcionamento

  • Registro de produtos e serviços

  • Fiscal e tributário

  • Administrativo e financeiro

  • Armazenagem e transporte de produtos

  • Assessoria e serviços paralegais

  • Previdenciário

  • Propriedade intelectual/industrial

  • Resolução de conflitos

  • Compliance e anticorrupção

  • Registros dos fatos contábeis

  • Balanço financeiro

  • Revisão de balanços

  • Declaração de imposto de renda

  • Obrigações acessórias

OUTROS SEGMENTOS DE ATUAÇÃO
bottom of page