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SERVIÇOS
CONCEITO
A prestação de serviços é reconhecida como a execução de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional. Das várias características próprias de um serviço que permitem diferenciá-lo de um produto evidenciaremos a intangibilidade (um serviço é algo que não se pode ver, comprovar, experimentar, escutar nem cheirar antes da compra propriamente dita), a heterogeneidade (dois serviços similares nunca são idênticos), a inseparabilidade (a produção e o consumo são parciais ou simultâneos), a perecibilidade (um serviço é algo que não se pode estocar) e a ausência de propriedade (os compradores de um serviço compram o direito de receber a respectiva prestação bem como o direito ao uso, ao acesso ou a transferência do trabalho adquirido, mas não à sua propriedade/posse).
No entanto, na questão a diferenciação entre produto e serviço, de um modo geral é simples de identificar cada um. Contudo, trazer a tona o conceito de cada um é algo que muitos tem feito e há varias considerações.
Uma dessas considerações é que o produto é um bem tangível, o qual pode ser transferido de pessoa para pessoa.
Já o serviço tem relação com algo que não pode ser transferido, mas é utilizado pelo cliente em paralelo com sua realização, ou seja, o cliente paga pelo serviço enquanto usa, a exemplo disso podemos citar os serviços de assinatura.
Mas muitas das vezes não é tão simples diferenciar um bem de um serviço em situações como no exemplo anterior de assinatura. Pois ao mesmo tempo em que um serviço de assinatura trata-se de um serviço, ele faz com que o cliente tenha acesso a um produto, como por exemplo a assinatura de um jornal.
O modo mais fácil de identificar um serviço é pensar o seguinte: um serviço não pode ser estocado, armazenado e nem transportado.
A título de exemplo, um serviço de energia elétrica não pode ser armazenado, pois, mesmo pagando por ele, esse serviço só existe enquanto alguém estiver usando a energia fornecida pela companhia elétrica.
O mesmo serve para serviços de transporte, informática, entregas, provedor de serviços (empresa que oferece serviços de acesso à internet), atendimento ao cliente, serviços bancários, serviços médicos, entre outros.
Como componentes do setor serviços, podemos citar:
a)Comércio;
b)Turismo e lazer;
c)Educação;
d)Restaurantes;
e)Hospitais;
f)Bancos e consultoria;
g)Transportes e serviços de entrega;
f)Corretagem de imóveis;
h)Consertos, manutenções e assistência técnica em geral;
i)Atendimento (pessoal, telemarketing, call-centers);
j)Serviços administrativos e jurídicos, entre outros;
k)Marketing e publicidade.
L)Tecnologia
Entidade governamental do setor
A SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS - SCS
Devido à relevância dos setores de comércio e serviços para a economia nacional, o Governo Federal, por meio do Decreto nº 5.532, de 6 de setembro de 2005, formou a Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) na esfera do antigo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A Lei 13.844/2019, que tem como origem a Medida Provisória (MP) 870/2019, reestruturou a Administração Pública Federal e criou o Ministério da Economia. A partir dessas mudanças, a SCS passou a ser denominada Subsecretaria de Desenvolvimento de Comércio e Serviços, vinculada à Secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC), por sua vez, subordinada à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividades (SEPEC). Todos estes órgãos, estão organizados no âmbito do Ministério da Economia.
O setor terciário é o que mais gera empregos e concentra investimentos
A expansão do setor de serviços é uma tendência global e atinge no presente os países emergentes, como o Brasil, que possui mais de 60% de suas atividades concentradas nesse âmbito. Os EUA apresentam a renda e o emprego vinculados em aproximadamente 70% ao setor terciário, deflagrando uma maneira global de terciarização da economia. Aumenta, acima de tudo, o número de instituições terceirizadas ou prestadoras de serviços.
Em tempos em que o setor primário e o secundário contratam cada vez mais em virtude da máxima automação de suas atividades, o setor terciário torna-se o ponto de vinculação da maior parte da população, o que se revela no espaço geográfico principalmente com o desenvolvimento das cidades. Em conclusão, é o espaço urbano que acumula, com maior destaque, o número quase total das atividades comerciais e de serviços.
Em resumo, esse processo está diretamente relacionado ao crescimento das cidades, das populações e da renda. De fato, essa cadeia de urbanização faz com que aumente a demanda de atividades de prestação de serviços.
Além de que, a evolução tecnológica tanto na agricultura, como na indústria oferta a mão de obra para esse setor.
Em resumo, há 3 importantes elementos que justificam esse crescimento. São eles: a diversidade de negócios que ele concentra, o baixo investimento inicial e, acima de tudo, o tamanho do mercado consumidor.
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